Só os vivos podem produzir: pandemia, depressão econômica e o desgoverno do Brasil

<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio">Negócio vetor criado por freepik — br.freepik.com</a>

Todos falam de recessão, nesse momento difícil em que o mundo se encontra. No Brasil, as coisas não são diferentes. Muitos economistas apontam um quadro de recessão no país para o próximo ano, com um recuo considerável do PIB brasileiro. Entretanto, o quadro que começa a se desenhar, para o mundo, é de uma grande recessão ou, até, de uma depressão. No caso brasileiro, o risco de uma depressão é cada vez maior, uma vez que a economia do país, antes da pandemia do SARS-CoV-2, já dava uma série de sinais que não andava bem (1). Além disso, o governo brasileiro caminha para um agravamento da crise, lutando de forma absurda contra o isolamento social e insistindo em medidas que prejudicam os trabalhadores e, por consequência, todo o país.

Não há uma única definição do que seja depressão, mas todos sabem que a depressão é caracterizada por um período muito mais severo na economia do que uma recessão. Na depressão, há uma drástica queda da grande maioria, senão de todos, os indicadores econômicos: queda drástica do PIB, grande aumento do desemprego, queda vertiginosa dos índices de investimento e produção, desvalorização da moeda (obviamente, não em todos os casos, pois a depressão pode ser mundial), falta de liquidez na economia, perda de confiança no mercado, indisponibilidade de crédito, falências e insolvências, queda no mercado de ações, deflação ou hiperinflação, aumento da dívida pública, redução do comércio internacional, alta volatilidade dos investimentos, alta das taxas de juros ou taxas baixas mas sem efeito e, o mais importante, uma queda brutal na qualidade de vida da maioria das pessoas, que certamente será refletida no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store