Resumo da História de um Golpe

Já escrevi tanta coisa sobre a Lava Jato que estou ficando repetitivo. Contudo, vou tentar apontar alguns pontos interessantes para construir uma teoria, futuramente.

Primeiro, as manifestações de 2013 e seu perfil semelhante à Primaver Árabe, em que se vê o surgimento ou crescimento de movimentos de direita que insuflaram a população contra o governo de Dilma. Certamente esses movimento, ainda em sua formação, foram financiados por governos estrangeiros que tinham e têm interesse no Brasil e em suas alianças, como os BRICS. A seguir, temos uma crise no capitalismo (as crises são cíclicas no sistema) em que os mais afetados são os produtores de commodities, incluindo o Brasil. Certamente os EUA ou produziram tal crise ou já sabiam da sua chegada. Finalmente, temos uma força-tarefa que nasce praticamente junto com essa crise, a Lava Jato, e que, como todos sabem, teve grande participação estadunidense. A Lava Jato, juntamente com a imprensa entreguista e golpista, movimentos de direita, como o MBL e a elite brasileira conseguem enfraquecer a popularidade de Dilma, aproveitando-se também de uma eleição polarizada, e compram, não sei se literalmente, o PMDB. Nesse ponto, praticamente todas as instituições democráticas estão debilitadas e o Exército aparece como uma das instituições mais respeitadas. Pronto, está formado o cenário para o impeachment da presidenta e a derrota das esquerdas, com a ascensão da extrema-direita subserviente dos EUA.

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store