<a href=’https://br.freepik.com/fotos/mulher'>Mulher foto criado por user18526052 — br.freepik.com</a>

Falarei, hoje, sobre as pesquisas mais recentes sobre a futura eleição presidencial brasileira e a aprovação do governo Bolsonaro. Não pretendo detalhar os dados apresentados nelas, uma vez que os próprios números principais já dizem o suficiente sobre o assunto. Entretanto, quem quiser pode consultar os dados completos nas páginas apontadas em minhas notas.

A última pesquisa Fórum sobre a aprovação do governo Bolsonaro (1) revela que 49,1% dos eleitores consultados aprovam o governo Bolsonaro, enquanto 50,9% desaprovam. Em relação à próxima eleição, a Fórum aponta vitória de Bolsonaro contra todos os aspirantes mais conhecidos ao cargo. Diante de um cenário sem Lula, Bolsonaro venceria o segundo lugar, Sergio Moro, por 37,6% a 17%, uma diferença de 20,6% a favor de Bolsonaro. Se Lula for incluído nesse cenário, passa a segundo lugar, perdendo para Bolsonaro por 36,3% a 16,2%, uma diferença de 20,1%, o que lhe dá uma enorme vantagem, mais uma vez. Só um lembrete sobre essas pesquisas: a Revista Fórum é uma publicação de esquerda.

Entre 18 e 21 de julho, a Paraná Pesquisas (3) realizou um levantamento em 26 estados e o Distrito Federal que confirmou a vantagem de Bolsonaro, caso a eleição presidencial fosse hoje. Em todos os cenários, Bolsonaro ficaria, com folga, em primeiro lugar no primeiro turno. No segundo turno, venceria Lula (45,6% a 36,4%), Haddad (46,6% a 32%) e Moro (44,7% a 35%).

Depois de tudo que foi mostrado e demonstrado sobre esse governo, depois de todas as mortes ocasionadas pelo descaso — essa é a palavra mais fraca que posso usar- do Executivo em relação à pandemia, depois de todas as tentativas antidemocráticas de golpe, depois da Reforma da Previdência, perseguição aos democratas de todas as vertentes e medidas que só favorecem ao crime, depois de tudo isso, Bolsonaro ainda é o favorito. O filho tupiniquim de Watergate pode ter sido eleito através da mentira, das fake news, todavia, é o ódio e a moralidade torta de muitos brasileiros que o mantém de pé. Pelo que tudo indica, infelizmente, a maioria dos brasileiros faz por merecer Bolsonaro.

Alexandre L Silva

P.S.: Tragicamente, não são apenas os brasileiros que defendem esse tipo de político. Apesar da maioria das pesquisa nos Estados Unidos dar uma boa vantagem a Joe Biden em relação a Trump, a Rasmussen Reports, que alega ser a empresa de pesquisa que mais acertou durante o final das eleições presidenciais mestadunidenses de 2016, afirma que Biden tem uma ínfima vantagem em relação a Trump (47% a 45%). Quem quiser consultar, vá em https://www.rasmussenreports.com/public_content/politics/elections/election_2020/white_house_watch_jul22

(1) https://revistaforum.com.br/pesquisaforum/aprovacao-de-governo-bolsonaro-e-de-491-quase-metade-do-pais/ em 23 de julho de 2020.

(2) https://revistaforum.com.br/pesquisaforum/363-a-162-pesquisa-forum-mostra-bolsonaro-na-frente-de-lula/

(3) https://www.paranapesquisas.com.br/noticias/cnn-brasil-politica-divulga-pesquisa-nacional-realizado-pela-parana-pesquisas/ Também: https://www.brasil247.com/brasil/pesquisa-do-parana-pesquisas-indica-vitoria-de-bolsonaro-em-2022-5u7sxcin

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store