Perigo para Bolsonaro e seu governo: quem é o anjo de Queiroz e Bolsonaro

A prisão de Fabrício Queiroz foi mais um duro golpe contra a família Bolsonaro e o “anjo” da família, o advogado Frederick Wassef. Queiroz foi preso, hoje (18/06/2020) em Atibaia, interior paulista, na casa de Wassef. Mas quem é Frederick Wassef e o que essa prisão representa para o governo Bolsonaro.

Wassef sempre transitou no meio dos milionários e bilionários paulistas envolvidos em alguma enrascada. Através desse meio, conheceu o casal Cristina Boner (Maria Cristina Boner Leo) e Bruno Basso (Antonio Bruno Di Giovanni Basso), empresários da empresa TBA Informática e representantes em vários níveis da Microsoft no Brasil, assim como da Oracle, e do grupo indiano Tata, entre outros. Wassef passa, então, a advogar para o casal. Entre os processos em que Wassef estava envolvido naquela época está a separação litigiosa do casal em questão, uma vez que Bruno estava incomodado com os negócios de Cristina que, por sinal, acabaram provocando a Operação Caixa de Pandora, no âmbito do chamado Mensalão do DEM. Após a separação, Cristina e Wassef passaram a viver em união estável e, através dessa união, Wassef ampliou seu conhecimento dentro da elite brasileira (1).

Fred, como também é chamado Wassef, começou a se aproximar de Bolsonaro em 2014. Assistindo um vídeo de Bolsonaro no Youtube, tornou-se bolsonarista e ligou para o deputado Jair Bolsonaro para marcar um encontro e, depois disso, viraram grandes amigos, com o casal Bolsonaro passando a frequentar a casa de Wassef e Cristina (2).

Católico praticante, inimigo das esquerdas, defensor da ação enérgica da polícia, assim como da moral e bons costumes, Fred se envolveu, em 1992, com um culto satânico responsável (o culto), pelo menos, pela morte de uma criança de forma bárbara e ritual. Tal seita dizia poder se comunicar com extraterrestres e afirmava que Deus é um ser maligno. Wassef chegou a ter sua prisão decretada, mas nada foi provado e ele não foi preso. Bem, bom para os evangélicos e católicos bolsonaristas que não precisam se preocupar com essa pessoa de bem (3).

Depois de tudo isso, Wassef passou a aconselhar toda a família de Bolsonaro, sendo advogado de Flávio e do próprio Jair.

Conselheiro, advogado, amigo e responsável por esconder Queiroz. Não há como negar que Wassef é um dos elos que une a família de Fabrício Queiroz com aquela de Bolsonaro. Dessa forma, vemos duas grandes possibilidades se abrindo: ou Wassef assume toda a culpa por esconder Queiroz e, ao mesmo tempo, destrói com sua carreira, ou confessa que houve a participação de pelo menos alguém da família Bolsonaro nessa trama. A prisão de Queiroz também abre a possibilidade de uma delação premiada (colaboração premiada) do próprio ou um envolvimento de Wassef no caso. De uma forma ou outra, a ação de hoje enfraquece Bolsonaro, seu governo e a possibilidade um golpe, coisa que pretendo comentar em outro artigo.

Alexandre L Silva

(1) Informações retiradas, principalmente, do vídeo de Luis Nassif (começa no minuto 16): https://www.youtube.com/watch?v=ntN61xq_Ask

Também: https://epoca.globo.com/brasil/quem-frederick-wassef-advogado-de-flavio-bolsonaro-23831177

(2) https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/06/18/interna_politica,1157772/saiba-quem-e-frederick-wassef-advogado-de-flavio-bolsonaro.shtml

(3) Reinaldo Azevedo: 36minutos e 13 segundos em https://www.youtube.com/watch?v=VWbGbxdluU8

Também: https://flashback.blogfolha.uol.com.br/2020/06/18/caso-evandro-caca-as-bruxas-nos-anos-1990/

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.