Analisando o atual momento político brasileiro, chega-se a conclusão que a psicose comanda o Brasil. Temos um governante paranoico, que está sempre perseguido pelo ameça comunista que berra em cada canto, nas escolas, universidades, entre os artistas, cientistas, enfim, todos comunistas a perseguir, sem dar trégua, esse ditador. O governo, em suas várias divisões (ministérios, secretarias etc) é esquizofrênico. Há olavetes de um lado, querendo que a educação seja sinônimo de ignorância e morte da reflexão, do diálogo e que, estranhamente, batem de frente com os militares, que já elogiaram, sinal de uma esquizofrenia paranoide. Também encontramos os Protestantes, principalmente os pentecostais, que desejam o poder terreno acima de seu próprio Deus e que tentam estar acima de todos os grupos, já que se sentem “os escolhidos” e podem seguir os mandamentos dizendo: não matarás! Mas espere um pouquinho que estamos sentados com a bancada da bala para arquitetar como vamos dar uma tiro na “cabecinha” de um pecador. Encontramos, reunidos com “essa gente de valor” os capitalistas (banqueiros, grandes empresários) que dão um tiro no próprio pé, elegendo alguém que os coloca em risco em nome da negação de um discurso que favoreça outros setores da sociedade, seguindo assim o discurso da grande mídia que se considera o próprio Outro, negando assim o real e a diversidade e ambiguidade do simbólico. Ainda temos o povo. Uma parte desse povo é melancólico, já que não consegue sair da tristeza de sua própria existência e outra parte é bipolar, entre tanta euforia e depressão.
Enfim, é o governo da foraclusão e que quer aniquilar o Outro através da unicidade do sentido e até mesmo do significante.

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store