Photo by Phil Scroggs on Unsplash

Primeiro, foram os protestos contra Dilma. Depois, o seu impeachment. O impeachment foi seguido pelo governo de Michel Temer e esse governo, por sua vez, deu lugar à eleição de Bolsonaro, manipulada através do WhatsApp. Um golpe atrás do outro da direita ou, se preferirem, meus caros leitores, um golpe contínuo que não para. E, não o pior, mas o menos crível, ainda chamam a esquerda de golpista.

Novamente, a direita pretende dar continuação ao golpe com duas propostas eleitorais, o semipresidencialismo e o distritão, sendo esse último o assunto do presente texto.

A PEC 125/11, com o texto original…


<a href=’https://br.freepik.com/fotos/fundo'>Fundo foto criado por kstudio — br.freepik.com</a>

Mais uma vez, aquele que ocupa a cadeira da presidência vem ameaçar a possibilidade futura de uma democracia, uma vez que não podemos chamar o momento atual de democrático. Como tantas outras, são ameaças vazias, expressão de uma vontade que a cada dia perde mais apoio. Queda da popularidade, críticas diárias na grande mídia, desprezo do STF, aliados, como o Centrão, nada confiáveis, nenhum aliado internacional, os problemas vão se acumulando no (des)governo Bolsonaro. O mais recente, da enxurrada de problemas, foi a carta de banqueiros e economistas, representando o poder econômico do país, colocando Bolsonaro contra a parede e…


<a href=’https://br.freepik.com/fotos/tecnologia'>Tecnologia foto criado por www.slon.pics — br.freepik.com</a>

Um aviso: estou escrevendo em ‘O Partisano’ (https://opartisano.org/), um canal de comunicação progressista em que muitos outros textos de interesse são encontrados, portanto, confiram!

Para o grupo de resistência ‘PolitizarSim’ (https://www.instagram.com/politizarsim/).

Bolsonaro resolveu, nesta quinta (19/02/2021), trocar o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna. No mesmo dia, visitando Pernambuco, Bolsonaro afirma que “jamais vamos interferir na Petrobras”, contraditoriamente anunciado que fará mudanças nesta estatal (2). Durante essa viajem, o presidente garantiu que zerará todos os impostos federais sobre o botijão de gás e que fará o mesmo, por dois meses, com o diesel. Mas…


A economia brasileira, ao contrário do que afirma o atual ministro da Economia, encontra-se em frangalhos e quem sabe bem disso é a Ford que, por sinal, fechou suas fábricas no país. Junto a essa enorme queda na economia nacional, há um ataque ideológico e potencializado por interesses privados às estatais, como demonstra a chamada “reestruturação” do Banco do Brasil e a surpreendente transferência forçada de cerca de 500 funcionário da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) do Rio de Janeiro para Brasília. Segundo a imprensa (1), o governo Bolsonaro tem o objetivo, até 2023, de privatizar, no mínimo, 94…


<a href=’https://br.freepik.com/photos/fundo'>Fundo foto criado por www.slon.pics — br.freepik.com</a>

“Enough is enough is enough (basta, já basta)”! Essas palavras de Joe Biden refletem o desespero e o espanto de um país que é tido por muitos como a maior democracia do planeta diante da invasão, por grupos de supremacistas brancos, milicianos e apoiadores de Donald Trump, do Capitólio, centro do Legislativo estadunidense. Nunca, na história do país, o Capitólio havia sido invadido e uma tentativa tão descarada de golpe havia sido feita, ainda mais com o apoio de um presidente dos Estados Unidos durante a sessão do Congresso para confirmar a vitória de Biden. …


<a href=’https://br.freepik.com/vectors/pessoas'>Pessoas vetor criado por pch.vector — br.freepik.com</a>

Muitos intelectuais, das mais diversas áreas, já abordaram a atual tendência da classe média em buscar na extrema direita a solução de seus anseios. Como é sabido, a classe média brasileira não titubeou em votar na direita mais extrema na última eleição presidencial, colocando nela todas as suas fichas contra a possibilidade de uma volta do Partido dos Trabalhadores ao poder. Mas, por que tanto ódio ao PT e à esquerda em geral? O que a classe média tanto teme, afinal?

A classe média é, sem dúvidas, conservadora, interpreta qualquer crise como ameaça, em termos de desordem e perigo, ama…


https://www.stockvault.net/photo/99228/goat-closeup#

Este texto é apenas uma reflexão sobre o momento que o Brasil vive, com a extrema direita no comando do Executivo nacional e partidos de direita sendo os principais vitoriosos das últimas eleições municipais.

Para desenvolver essa reflexão será necessário lembrar que não temos partidos de centro e de centro-direita no Brasil de hoje. O que existe no país, excetuando as esquerdas e levando em conta o restante dos partidos, são dois blocos de partidos: partidos de direita e partidos que nem sequer são partidos, uma vez que não passam de siglas de aluguel ou que atendem interesses pessoais. Vale…


<a href=’https://br.freepik.com/vetores/fundo'>Fundo vetor criado por freepik — br.freepik.com</a>

Essa é uma estória em que não posso evitar a primeira pessoa, uma vez que foi contada diretamente a mim, em uma das inúmeras conversas que tivemos em São Carlos (SP), pelo próprio Bento Prado. Para quem não conhece os personagens dessa estória, porém, farei uma breve descrição.

Bento Prado Júnior (1937–2007), filósofo, crítico literário, professor universitário, tradutor, poeta, amigo e orientador é uma figura de destaque no cenário cultural desde os anos 1960. Na filosofia, escreveu sobre os temas mais diversos, indo de Rousseau à psicanálise, de Wittgenstein à poesia, tendo um destaque especial para sua obra sobre Bergson…


<a href=’https://br.freepik.com/vetores/projeto'>Projeto vetor criado por freepik — br.freepik.com</a>

João Alberto Silveira Freitas, negro, foi morto em uma loja do Carrefour de Porto Alegre (RS) às vésperas do Dia da Consciência Negra (1); mais uma morte que afirma o racismo estrutural presente em nosso país. No dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Glória, na Zona Sul da mesma cidade, cancela a já tradicional missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra. A Igreja, pelo menos até o momento em que escrevo, não se pronunciou sobre o cancelamento, mas rumores indicam a pressão de ao menos um grupo “tradicionalista” católico…


<a href=’https://br.freepik.com/vetores/pavilhao'>Pavilhão vetor criado por freepik — br.freepik.com</a>

Em uma análise rápida das eleições municipais de 2020, pode-se perceber que a esquerda, enquanto bloco, diminuiu o número de prefeitos e vereadores em relação a 2016. Enquanto isso, a direita fisiológica avança, conquista a maioria dos votos e, assim, deixa para trás a esquerda, assim como a extrema direita do país (1). É verdade que PSDB e MDB também encolheram, nesse pleito que teve como destaques DEM, PP e PSD. O único partido de esquerda que merece destaque é o PSOL, mas que, pelo seu tamanho, não chega a influenciar muito a percepção do mau desempenho da esquerda. …

Alexandre L Silva

Ex-professor de diversas universidades públicas e particulares. Lecionou na Universidade Federal Fluminense e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store